sábado, 1 de novembro de 2014

Secretário admite que a situação hídrica da PB é preocupante e racionamento em CG pode começar em dezembro


Secretário admite que a situação hídrica da PB é preocupante e racionamento em CG pode começar em dezembro
Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais de 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, atingiu um nível preocupante. O açude está com menos de 26% de sua total real capacidade de armazenamento, e o risco de colapso no sistema de abastecimento não está descartado. O reservatório está com pouco menos de 106 milhões de metros cúbicos de água acumulada. Devido a baixa de água, algumas ilhas já se formaram ao redor do açude e a situação é cada vez mais preocupante. Por dia, o manancial chega a perder quase 2 centímetros de água com o consumo e a evaporação.


Esta semana o Ministério Público da Paraíba recomendou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a antecipação do racionamento de água em Campina Grande. Esta semana o diretor da Cagepa na cidade, disse que a companhia está apenas aguardando o açude atingir os 100 milhões de metros cúbicos para iniciar o racionamento. Segundo o assessor de imprensa da Cagepa Ricardo Avelino, o Ministério Público da Paraíba propôs a antecipação do racionamento já para o dia 15 de novembro, mas a data foi adiada.


Diante do risco de colapso, o secretário estadual de Recursos Hídricos, João Azevedo, analisou a situação das barragens paraibanas e disse que a capacidade de armazenamento está avaliada em apenas 30%.


Em entrevista a Rádio Caturité AM, O secretário falou sobre a programação do abastecimento em Campina Grande e alegou que algumas cidades do Estado que são atendidas por outras barragens já estão em processo de racionamento.


– A situação hídrica é preocupante. Temos cerca de 30% da nossa capacidade de armazenamento apenas com água. Existem regiões que estão com problemas de abastecimento, porque não houve recarga das barragens que atendem essas cidades – afirmou.

Azevedo declarou que a Cagepa, o Dnocs e a ANA estão envolvidos para programar o racionamento envolvendo Campina Grande e demais cidades a bastecidas pelo Açude de Boqueirão.


Ele salientou ainda que se espera que o inverno de 2015 seja ativo o suficiente para repor a capacidade das barragens.


Severino Lopes

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário